Os 32 Faróis do Saber e Inovação mantidos pela Prefeitura de Curitiba além de serem polos de disseminação da cultura e do saber promovem a cultura da inovação na cidade por meio do desenvolvimento de projetos criativos elaborados pelas crianças e comunidade. É um espaço para a Aprendizagem Criativa que busca inovar como a capacidade de transformar o conhecimento em prosperidade e bem-estar.
Cada Farol do Saber e Inovação tem seu estilo próprio, conforme seu contexto e realidade. Como o processo de aprendizagem na perspectiva do movimento maker e da aprendizagem criativa demanda diferentes estratégias metodológicas para a sua efetivação as atividades acontecem de duas formas: a primeira, mais aplicável a oficinas longas de projetos criativos, com mais de um encontro, é baseada na espiral da aprendizagem criativa e em alguns processos de resolução criativa de problemas, explorados principalmente pelos currículos baseados no design criativo. E a segunda, mais aplicável a oficinas curtas de projetos criativos, com apenas um encontro, é baseada na metodologia dos clubinhos mão na massa. Independentemente do tipo de atividade é importante que os participantes: aprendam e criem algo novo; manifestem sua curiosidade; façam perguntas; cometam erros sem medo; tenham o contato com diferentes recursos e tecnologias; compartilhem o que sabem; comprometam-se com um projeto; divirtam-se
Os participantes finalizam os projetos na etapa de compartilhamento, eles apresentam, compartilham e aplicam o que criaram. É uma etapa importante que pode ser realizada entre o grupo participante, ou então pode incluir pais ou outras pessoas importantes no processo. Alguns exemplos de compartilhamento: localmente - realização de apresentações, exposições e feiras no ambiente escolar, intervenções no entorno, convite aos pais e familiares para a apresentação do projeto, divulgação na página do projeto e da escola na internet; institucionalmente: divulgação na mídia, participação em festivais e eventos locais e nacionais, inscrição em programas de apoio técnico-científico, parcerias, pesquisas acadêmicas, implementação em novas unidades, entre outros.
O acesso aos Faróis do Saber e Inovação é público. O espaço pode ser utilizado por estudantes da escola vinculada e pela comunidade em horários agendados para empréstimos de livros da biblioteca e participação das oficinas no Espaço Maker do mezanino. Outra possibilidade são parcerias colaborativas para realização de projetos envolvendo os estudantes e a comunidade.