Criei essa inovação por acreditar no serviço público e ter a certeza de que podemos aprimorar o atendimento aos nossos alunos e ter a certeza que a transformação se passa pela educação. Tenho me posicionado e lutado pela melhoria da escola pública, sempre tendo como base o pensamento de Paulo Freire, e enxerguei na Aula Pública uma forma de apropriação do espaço publico como fator educativo.
Desde o primeiro instante, percebi que minha atuação como professor teria de ser eficaz para ser transformadora. Assim, instigar no público-alvo o desejo de mudar os baixos índices de qualidade de vida precisaria ser iniciado na base, ou seja, na comunidade. A metodologia usada não poderia ser nos moldes tradicionais. Como não havia um modelo definido, criei um formato que abordasse as circunstâncias da realidade, um ideal de existência humana e alcance de resultados a curto, médio e longo prazos. Foi assim que criei os sete passos do projeto Aula Pública que se tornaram realidade na Cidade de São Paulo. Sinto orgulho e percebo que saímos da zona de conforto e conseguimos sensibilizar a todos com essas ações. Fica o legado de que ocupar e estudar cada vez mais uma região insalubre como o Glicério, com ações inovadoras podemos tornar possível a sensibilização da comunidade, abrindo a escola para recebê-la com ações voltadas à recuperação da cidadania e projetos diferenciados
Venho divulgando o projeto "Aula Publica", intensificando a saída da escola nas proximidades do bairro, e tomamos conta e ocupamos as ruas com caminhadas, cortejos, pesquisas de campo, atividades a pé com aulas expandidas ou públicas em todos os locais educativos (museus) da cidade de São Paulo, além da Cooperativa de Catadores do Glicério e da Igreja Nossa Senhora da Paz, que trabalha com imigrantes e refugiados.
Tivemos o apoio de vários coletivos e ONGs, do corpo docente e da gestão da escola. Em termos mais explícitos, com o projeto o bairro passou a acolher as crianças e os adolescentes dando-lhes a voz de sujeitos de seu particular processo de vivência. Hoje divulgamos nossos trabalhos em redes sociais e através de e palestras e ganhando vários prêmios nacionais e internacionais.
O projeto Aula Pública tem se renovado sistematicamente e vem acompanhando a trajetória de alguns alunos, com a clareza de que atravessar os muros da escola é um dos possíveis caminhos promissores para o debate que se impõe nas sociedades do mundo atual:, por esse motivo orientamos os professores a utilizar o material que criamos chamados:” Os sete passos como promover uma aula pulica”.