We are using cookies to give a better service experience. By using our services you agree to use cookies. Read more

Accept
Reject
search
clear

A Importância de Estratégias Inclusivas para Alunos com Autismo em Tempos de Pandemia em Caieiras SP

Ter empatia, afetividade, conhecer o aluno e suas especificidades para uma inclusão efetiva

Com as aulas presenciais interrompidas pelo Covid 19, foi preciso criar novas estratégias de ensino. Sabíamos que seria ainda mais difícil para alunos com TEA, Transtorno do Espectro Autista. Propiciamos momentos de escutas às famílias, elaboramos, confeccionamos e entregamos rotinas e materiais específicos e personalizados para cada um deles. Um trabalho colaborativo, favorecendo a inclusão.

Overview

Information on this page is provided by the innovator and has not been evaluated by HundrED.

Web presence

2020

Established

65

Children

1

Countries
Target group
Teachers
Updated
September 2023
Orientadora Pedagógica no Departamento de Educação Especializada- EDESP Pedagoga.

About the innovation

Why did you create this innovation?

Embora o TEA - transtorno do espectro autista inclua vários níveis, ele tem como denominador comum a disfunção nos domínios do comportamento, da interação social e da comunicação. Essas características, quando em mudanças de rotinas, poderão gerar algum desconforto, no entanto é o olhar do professor e equipe pedagógica que juntamente com as famílias poderão criar melhores estratégias de ensino.

What does your innovation look like in practice?

Iniciamos o trabalho de orientação aos professores especialistas do departamento de educação especializada, junto a escola. entramos em contato com as famílias e juntos criarmos estratégias do novo ensino remoto, por conta da pandemia.
Realizamos os atendimentos individualizados às famílias por mensagens e redes sociais, ligações por telefonemas e aplicativos de reuniões. O objetivo naquele momento era estabelecer o vínculo, saber como estavam, oferecer o suporte pedagógico ou encaminhar para outras áreas de suporte como psicologia, assistência social, e saúde. Num segundo momento, foi necessário a elaboração e confecção de materiais concretos e específicos, personalizados para cada aluno, no qual foi entregue em suas residências. No momento da entrega, era possível perceber a satisfação das crianças e famílias ao receber as atividades concretas e personalizadas, estabelecendo maior vínculo e afeto.

How has it been spreading?

Embora se tenham feito progressos no âmbito da pedagogia nos últimos anos, tendo muitos autores se interessado pela educação especial, ela parece ter se tornado demasiado didática (muito ao estilo do como fazer), e não tanto orientada por ideias que carreguem consigo o ato de ousar ir por vias que priorizem o outro em suas singularidades de vida. Tal concepção sugere a procura de uma metodologia que seduza e envolva o aluno no processo de aprendizagem, estimulando-o ao desenvolvimento das suas potencialidades, aumentando sua autoestima, o que por si, só constitui um forte fator para a aprendizagem.
A continuidade do projeto é de grande relevância, não apenas para alunos com autismo, mas para todos. Pois, cada criança tem suas especificidades.

If I want to try it, what should I do?

arrudadestro@yahoo.com.br
55 11 998644516

Spread of the innovation

loading map...