search
Search
clear

Contact innovator

Ter empatia, afetividade, conhecer o aluno e suas especificidades para uma inclusão efetiva

A Importância de Estratégias Inclusivas para Alunos com Autismo em Tempos de Pandemia

location_on Caieiras, Brazil
Com as aulas presenciais interrompidas pelo Covid 19, foi preciso criar novas estratégias de ensino. Sabíamos que seria ainda mais difícil para alunos com TEA, Transtorno do Espectro Autista. Propiciamos momentos de escutas às famílias, elaboramos, confeccionamos e entregamos rotinas e materiais específicos e personalizados para cada um deles. Um trabalho colaborativo, favorecendo a inclusão.
MARIA DE FATIMA DESTRO DE ARRUDA  -   SME PREFEITURA DE CAIEIRAS, SP BRASIL
Orientadora Pedagógica no Departamento de Educação Especializada- EDESP Pedagoga.

MARIA DE FATIMA DESTRO DE ARRUDA - SME PREFEITURA DE CAIEIRAS, SP BRASIL

Overview

HundrED has not validated this innovation

Anyone can submit their innovation to HundrED Open. All information on this page is provided by the innovator and has not been checked by HundrED. Innovation page has been created by MARIA DE FATIMA DE ARRUDA on May 6th, 2021
Key figures

Innovation Overview

TEACHERS
Target Group
65
Children/Users
1
Country
2020
Established
Not-for-profit
Organisation
85
Views
Updated on September 6th, 2021
bookmark_border
Bookmark
share
Share
about the innovation

Why did you create this innovation?

Embora o TEA - transtorno do espectro autista inclua vários níveis, ele tem como denominador comum a disfunção nos domínios do comportamento, da interação social e da comunicação. Essas características, quando em mudanças de rotinas, poderão gerar algum desconforto, no entanto é o olhar do professor e equipe pedagógica que juntamente com as famílias poderão criar melhores estratégias de ensino.

How does your innovation work in practice?

Iniciamos o trabalho de orientação aos professores especialistas do departamento de educação especializada, junto a escola. entramos em contato com as famílias e juntos criarmos estratégias do novo ensino remoto, por conta da pandemia.
Realizamos os atendimentos individualizados às famílias por mensagens e redes sociais, ligações por telefonemas e aplicativos de reuniões. O objetivo naquele momento era estabelecer o vínculo, saber como estavam, oferecer o suporte pedagógico ou encaminhar para outras áreas de suporte como psicologia, assistência social, e saúde. Num segundo momento, foi necessário a elaboração e confecção de materiais concretos e específicos, personalizados para cada aluno, no qual foi entregue em suas residências. No momento da entrega, era possível perceber a satisfação das crianças e famílias ao receber as atividades concretas e personalizadas, estabelecendo maior vínculo e afeto.

How has it been spreading?

Embora se tenham feito progressos no âmbito da pedagogia nos últimos anos, tendo muitos autores se interessado pela educação especial, ela parece ter se tornado demasiado didática (muito ao estilo do como fazer), e não tanto orientada por ideias que carreguem consigo o ato de ousar ir por vias que priorizem o outro em suas singularidades de vida. Tal concepção sugere a procura de uma metodologia que seduza e envolva o aluno no processo de aprendizagem, estimulando-o ao desenvolvimento das suas potencialidades, aumentando sua autoestima, o que por si, só constitui um forte fator para a aprendizagem.
A continuidade do projeto é de grande relevância, não apenas para alunos com autismo, mas para todos. Pois, cada criança tem suas especificidades.

If I want to try it, what should I do?

arrudadestro@yahoo.com.br
55 11 998644516

Milestones

Achievements & Awards

May 2021
Innovation page created on HundrED.org
Map

Spread of the innovation

loading map...