Contact innovator

O objetivo desse projeto está em construir uma sociedade mais justa que respeita seus cidadãos.

Aula Pública, nas vielas, ruas e áreas educativas de São Paulo.

location_on São Paulo/Brasil
As inovações estão nos temas que trabalhamos nas aulas públicas como cartografia, ocupação insalubre, moradia, imigração, preconceito, paisagem local, história do bairro etc. Diante desse quadro sui generis, no processo de debate com os estudantes, há aprendizagem sobre habitação, diferenças étnico-raciais e étnico-culturais, imigração e seus impactos culturais, processos migratórios no Brasil.
Paulo Magalhaes
Aula Pública cria laços significativos com a comunidade ao conectar o bairro com a escola, impactando diretamente para a redução da violência urbana, um dos êxitos do projeto

Paulo Magalhaes

Overview

HundrED has not validated this innovation

Anyone can submit their innovation to HundrED Open. All information on this page is provided by the innovator and has not been checked by HundrED. Innovation page has been created by Paulo Magalhaes on October 26th, 2020
Key figures

Innovation Overview

TEACHERS
Target Group
1 000
Children/Users
1
Country
1989
Established
Not-for-profit
Organisation
260
Views
Updated on January 17th, 2021
bookmark_border
Bookmark
share
Share
about the innovation

Why did you create this innovation?

Criei essa inovação por acreditar no serviço público e ter a certeza de que podemos aprimorar o atendimento aos nossos alunos e ter a certeza que a transformação se passa pela educação. Tenho me posicionado e lutado pela melhoria da escola pública, sempre tendo como base o pensamento de Paulo Freire, e enxerguei na Aula Pública uma forma de apropriação do espaço.

How does your innovation work in practice?

Desde o primeiro instante, percebi que minha atuação como professor teria de ser eficaz para ser transformadora. Assim, instigar no público-alvo o desejo de mudar os baixos índices de qualidade de vida precisaria ser iniciado na base, ou seja, na comunidade. A metodologia usada não poderia ser nos moldes tradicionais. Como não havia um modelo definido, criei um formato que abordasse as circunstâncias da realidade, um ideal de existência humana e alcance de resultados a curto, médio e longo prazos. Foi assim que os sete passos do projeto Aula Pública se tornaram realidade na Cidade de São Paulo.

How has it been spreading?

Venho divulgando o projeto Aula, intensificando a saída da escola nas proximidades do bairro, e tomamos conta e ocupamos as ruas com caminhadas, cortejos, pesquisas de campo, atividades a pé com aulas expandidas ou públicas em todos os locais educativos (museus) da cidade de São Paulo, além da Cooperativa de Catadores do Glicério e da Igreja Nossa Senhora da Paz, que trabalha com imigrantes e refugiados.
Tivemos o apoio de vários coletivos e ONGs, do corpo docente e da gestão da escola. Em termos mais explícitos, o bairro passa a acolher as crianças e os adolescentes dando-lhes a voz de sujeitos de seu particular processo de vivência. Hoje divulgamos nossos trabalhos em redes sociais e através de e palestras e participando de vários prêmios nacionais e internacionais.

If I want to try it, what should I do?

O projeto Aula Pública tem se renovado sistematicamente e vem acompanhando a trajetória de alguns alunos, com a clareza de que atravessar os muros da escola é um dos possíveis caminhos promissores para o debate que se impõe nas sociedades do mundo atual:, por esse motivo orientamos os professores a utilizar o material que criamos chamados:” Os sete passos como promover uma aula pulica”.

Milestones

Achievements & Awards

October 2020
Innovation page created on HundrED.org
Map

Spread of the innovation

loading map...